Digite aqui o nome do livro para procurar

O PAPA FRANCISCO: Quem é, o que pensa e o que o espera
| 25 de novembro de 2013 às 9:53 PM

“Habemus Papam”, e o inconcebível tornou-se realidade: uma pessoa normal é Papa. É com esta frase que Stefan von Kempis — redator na Rádio Vaticano e da revista Gemeinsam Glauben — abre o prefácio do livro O Papa Francisco - Quem é, o que pensa e o que o espera, que chega ao Brasil ainda neste mês de novembro, coedição entre a brasileira Edições DLL e a portuguesa Lucerna. Um livro de fotorreportagem sobre a eleição do Papa Francisco, uma lembrança viva do momento que vivemos na história da Igreja Católica.

Para Stefan, a biografia de Jorge Mario Bergoglio, o novo Papa Francisco, apresenta-se como, por acaso, seria a de qualquer um de nós, ela não é perfeita e também apresenta desvios. “Ele é um Papa que, em tempos, teve uma namorada e que, no seu tempo livre, dançava o tango. Ele sabe o que é ter um passado de migração e o que significa trabalhar numa fábrica como empregado de limpeza. É um Papa cuja resistência a um regime ditatorial não foi brilhante, mas que, na clandestinidade, fez o que pôde para ajudar as vítimas. Um Papa que, depois de ter ocupado um cargo importante como o de provincial dos Jesuítas, soube voltar, sem queixumes, para um segundo plano. Que sabe andar de metrô, lavar a sua roupa, fazer a sua cama, cozinhar a sua comida ou até, por vezes, servir um café a quem o visita, e isso une-o a milhões de pessoas normais”, descreve.

“A sua vida lembra-me um poema de Kurt Marti, que reza assim: ‘faria bem a alguns / por uma vez também poderem dizer: / não, ele não era capaz / e, com frequência, mudava de posição / não, ele não era aplicado / trabalhando apenas / quando outra atitude não era possível […] sorvia conhaque em cafés de rua / meditava sobre a beleza das mulheres / ou as pombas no cimo da torre […]’. As pessoas normais têm hoje motivos para ficarem verdadeiramente espantadas: nós somos Papa!”, complementa.

O autor acompanhou pessoalmente os dias emocionantes decorridos entre o anúncio da renúncia de Bento XVI e os primeiros momentos do novo pontificado em Roma. Stefan descreve, com conhecimento de causa, o caminho que percorreu Jorge Bergoglio, o “cardeal argentino dos pobres”, até à catedral do bispo de Roma. E revela uma imagem multifacetada da personalidade do novo Papa, bem como o seu novo estilo no Vaticano, sem deixar de apontar alguns dos desafios que se colocarão durante seu pontificado. 

O livro, segundo o próprio Stefan, tem como claro objetivo permitir aos leitores que conheçam, que acompanhem parte de um novo tempo que já acontece no Vaticano e na Igreja Católica em todo o mundo. A obra, acompanhada de belíssimas imagens, tem lançamento simultâneo em Portugal e no Brasil. 

Sumário
  Prefácio – Nós somos Papa 
  Fumo branco em Roma — O Papa Francisco perante um mundo pasmado 
  Um Papa retira-se — A situação após a renúncia de Bento XVI ao seu ministério 
  O caminho até à eleição — As questões do período de sede vacante e o conclave 
  O bispo vindo do fim do mundo — O novo Papa é um jesuíta da Argentina 
  Os primeiros passos de um pontificado — Um novo estilo no Vaticano 
  Inúmeros domínios aguardam a intervenção do Papa — Os grandes desafios que se colocam ao novo Pontífice 
  Epílogo – Demasiado para uma só pessoa?
  O ministério petrino em mudança 
  Biografia do Papa Francisco 

Ficha Técnica 
Título: O Papa Francisco - Quem é, o que pensa e o que o espera
Autor: Stefan von Kempis, redator na Rádio Vaticano e da Revista Gemeinsam Glauben, estudou História e Teologia em Bona, Friburgo e Paris, e Ciências Islâmicas em Roma e no Cairo. Escreveu vários livros sobre o Papa Bento XVI.
Tradução: Sofia Favila-Vieira Dom Hugo Cavalcanti
                 Com depoimentos do teólogo Leonardo Boff e Dom Cláudio Humes.
Coedição brasileira: Edições DLL (Brasil) e Lucerna (Portugal)
Preço sugerido: R$ 84,00

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br