Digite aqui o nome do livro para procurar

O Meu Amigo Jorge – Histórias da Vida do Papa Francisco
| 25 de novembro de 2013 às 8:10 PM

“[…] Jorge em certas ocasiões sabe voltar a ser um pouco criança. Talvez seja por isso que ele sabe falar tão bem com as crianças como tu sobre como é grande o amor de Deus […].” Ao longo dos vários capítulos, conta-se a história da vida de Jorge Mario Bergoglio, até a sua eleição como Papa.

Neste Livro de Jeanne Perego, ricamente ilustrado por Giovanni Manna, a história do Papa Francisco é narrada carinhosamente por localidades que ganham vida própria e nos contam como ele nasceu e cresceu.  O Meu Amigo Jorge – Histórias da Vida do Papa Francisco será um lançamento simultâneo na Alemanha, Brasil, Croácia, Eslovênia, Itália, México, Noruega, Portugal, como edição especial para Região da Sardenha, num total de cerca de 50 mil exemplares, no dia 20 de novembro. No Brasil, a obra é uma coedição entre a brasileira Edições DLL e a portuguesa Lucerna.

A história, que tem início em 1929, passa pelo Farol do Yacht Cub Argentino de Buenos Aires, entrada dos imigrantes naquele país. Foi nesse ano, mais precisamente em 15 de fevereiro, que os avós e o pai de Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do Papa Francisco, chegam à Argentina.

Na segunda narração, nos fala a Rua Membrillar, no Bairro Flores de Buenos Aires, onde em 17 de dezembro de 1936 nascia o pequeno Jorginho, primogênito de Mário e Regina. Foi nesse bairro que ele cresceu com os irmãos e amigos. A história ainda passa pela Pracinha Herminia Brumana; pela cúpula da basílica de São José das Flores, quando em 21 de setembro de 1953 Jorge descobria que caminho seguiria a partir daí; e pela Avenida Rivadavia, que nos conta sua passagem pelo seminário de Villa Devoto. Em 13 de dezembro de 1969, é ordenado sacerdote e inicia sua peregrinação. A paixão pelos estudos o leva a ingressar na Ordem dos Jesuítas.

A humildade, característica principal de sua jornada, é narrada pela estação do metrô na Praça de Maio. “Andava sempre vestido da mesma maneira: calças e casaco de cor preta, camisa escura com colarinho branco e um par de sapatos quase rotos, devido aos quilômetros percorridos. Sempre vi Jorge assim. E vi-o muitas vezes, embora, com o passar dos anos, se tenha tornado uma pessoa cada vez mais importante aqui em Buenos Aires. Ele, que poderia dar-se ao luxo de viajar de automóvel, até mesmo numa elegante limusine com motorista, não o fez... Para ir aonde queria, sempre usou apenas o trem, o ônibus e o metrô...” 

Em uma deliciosa narração — que ainda é contada por outras localidades —,  o livro de Jeanne Perego nos leva até o dia em que é anunciado Papa. Mais do que uma alternativa para se presentear neste Natal, esta obra é uma excelente opção para que a família se reúna e contem esta história a seus pequenos. Uma contação de histórias que jamais será esquecida. Uma lição de vida baseada na humildade de um homem que conquistou o mundo.

Ficha Técnica
Título: O Meu Amigo Jorge
Autora: Jeanne Perego
Ilustrações: Giovanni Manna
Adaptação para o português no Brasil: Dom Hugo Cavalcanti
Coedição: Edições DLL (Brasil) e Lucerna (Portugal)
Preço sugerido: R$44,80
Apresentação em capa dura

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br