Digite aqui o nome do livro para procurar

Valentia - Trecho do Livro
| 8 de novembro de 2012 às 10:55 AM

Sinopse: Um romance sobre a transformação do homem, é este o tema do primeiro romance de Deborah Kietzmann Goldemberg. Para esta abordagem, a autora escolheu a Guerra da Cabanagem (1835-1840) como pano de fundo, o que dá um ar de romance histórico ao texto e mantem a contemporaneidade com o entrelaçar dos fios da história com depoimentos ficcionados de personagens contemporâneos, descendentes dos que lutaram na maior revolução popular no Brasil. A pergunta que ecoa é: O que restou hoje do espírito dos valentes do passado?

“O drama humano esta por toda parte e em todas as épocas. O sonho de um mundo melhor, os sacrifícios a serem feitos e as fraquezas pessoais. Quando vejo essas coisas em pessoas de outras culturas, tudo aflora e me inspira”, diz a autora.

A pesquisa para compor Valentia começou em 2009, quando a Deborah se reuniu com artistas e pesquisadores, paulistanos e paraenses e embarcaram na “Caravana da Memória Cabana” para navegar os rios Tapajós e Arapiuns, no Pará. O destino eram comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos onde vivem os descendentes dos cabanos. Foram duas semanas para ouvir histórias, observar os cenários e recriar o passado.

De volta a São Paulo, surgiu o personagem principal da trama, Samaúma, filho de uma nobre francesa com um índio, que habita o conflito entre a civilização e ação intuitiva.
Samaúma é o herói cabano. Ele encarna toda a projeção que se faz dos valentes combatentes que ousaram desafiar o Império, mas ele é profundamente humano, reflexivo, ora reticente e, finalmente, um homem de ação. Ao longo do romance, conhecemos personagens inusitados, como Valentina, a combatente mais corajosa do grupo; Deusdete, que inspira o sonho de liberdade nos jovens escravos; Branches, o plantador de cacau que abre mão de uma vida feliz para lutar; até mesmo um índio judeu descendente de um regatão.

Título: Valentia
Autor: Deborah Kietzmann Goldemberg
Editora: Grua




 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br