Digite aqui o nome do livro para procurar

Maria da Glória - Trecho do Livro
| 13 de julho de 2012 às 1:11 PM

Sinopse: A jornalista e autora portuguesa Isabel Stilwell do livro Maria da Glória: A princesa brasileira que se tornou rainha de Portugal estará em São Paulo nos dias 16 e 17 de julho de 2012 nos 18 e 19 de julho no Rio de Janeiro. Consagrada por seus romances históricos, ela apresenta de forma cronológica a vida de Maria da Glória, nascida no Rio de Janeiro e que aos sete anos se tornou rainha de Portugal. O livro está entre os mais vendidos desde abril entre os jornais e as grandes livrarias portuguesas.

O livro baseia-se nas cartas da arquiduquesa Leopoldina, de D. Pedro I, de Leonor da Câmara, mestra da rainha, de marechais, duques, embaixadores e políticos, mas sobretudo na correspondência intensa entre Maria da Glória – D. Maria II de Portugal – e a rainha Vitória da Inglaterra, unidas por uma enorme amizade que nasceu quando ambas tinham apenas nove anos.

Sua infância foi vivida no Brasil, dias longos e quentes entre os morros verdes e as praias de areia branca, segura pelo amor da sua adorada mãe, Leopoldina da Áustria. A ofuscar esta felicidade apenas Domitília – marquesa de Santos –, a amante do imperador do Brasil e seu pai, D. Pedro I.

Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus queridos irmãos e a sua marquesa de Aguiar, amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, Maria da Glória acaba por desembarcar em Londres, quando conhece Vitória.

Aos quatorze anos, finda a guerra civil, Maria da Glória pisa pela primeira vez o solo de Portugal. Prometeu a si mesma que seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz do que a sua querida mãe. Fracassada a união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais, que um ano depois morre de difteria. Teimosa e determinada, não desistia assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos.

Isabel Stilwell leva-nos a um dos períodos mais conturbados da História daquele país, tendo como pano de fundo as guerras entre liberais e absolutistas, para nos contar a vida desta rainha, mulher, mãe dedicada e política de pulso forte e coragem inabalável que durante dezenove anos comandou os destinos de Portugal.


Título: MARIA DA GLÓRIA - A princesa brasileira que se tornou rainha de Portugal
Autora: Isabel Stilwell
ISBN: 9788563739469
Número de páginas: 688
Preço: R$ 69,90
Editora: Octavo / selo A Esfera dos Livros






 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br