Digite aqui o nome do livro para procurar

Editoras e Lançamentos - Pirão de Sereia
| 16 de maio de 2012 às 9:30 AM

O Livro “Pirão de Sereia” compila 30 anos em poemas de Ademir Demarchi, apresentando muitas portas de entrada para todos os gostos, desde os haicais de “Faíscas”, que se pretendem críticos em vez de puramente contemplativos, poemas com pendores mais filosóficos, como os do livro "Preceitos da Dúvida", até exercícios de poética lírica, a começar pelos livros "Costa a Costa" e "Do Sereno que enche o Ganges", cujos poemas focam a vida em Santos e os temas que a cidade sugere.

Sobre o título do livro, o autor diz que "vem da ideia que a sereia é uma espécie de musa encantatória buscada pelo poeta, de ousar buscá-la, de enfrentar o desafio de ouvi-la, tal como está também em Homero. Porém, esse não é um livro que vê a experiência poética como fantasiosa, pois o tempo todo a escrita pretende estar corroendo os sentidos. Assim, para esse poeta que se sobressai do livro, a Sereia não é um ser que perdure, mesmo amando-a, é um ser, como a poesia, feito para o confronto possibilitado pela condição consciente de que não se pode acreditar em nada, pois tudo é fantasia e construção da mente".

O livro foi contemplado pelo Facult 2010 e é editado pela Realejo, com quem Ademir já publicara "Os Mortos na Sala de Jantar", de 2007. "Diante da dificuldade de publicação de poesia no país, este trabalho é um ato incisivo, faço um esforço de limpar a gaveta, trazer a público o que tem sido essa escrita e fazer um balanço de seus significados", explica. "Publicá-lo dessa forma, como uma espécie de poesia reunida até agora, é uma comemoração à vida e à experiência de escrita, de insistência em ter uma vida sensível, ao mesmo tempo reflexiva, lutando para não sucumbir à vaidade, à rotina da vida, à normatização do pensamento, ao consumo e à sociedade tal como está instituída, organizada para a alienação, para a transformação de tudo em futilidade, superficialidade e mercadoria", diz.


Ficha técnica
Pirão de Sereia
Autor: Ademir Demarchi
Editora: Realejo
ISBN: 9788599905494
272 páginas

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br