Digite aqui o nome do livro para procurar

Editoras e Lançamentos - Os Possessos
| 21 de maio de 2012 às 9:30 AM

Os possessos – aventuras com livros russos e seus leitores

O amor é capaz de levar uma pessoa a fazer algo inimaginável ou até mesmo incompreensível. Para Elif Batuman, o amor a levou a passar sete anos no departamento de literatura comparada de Stanford estudando apaixonadamente literatura russa.

"Os possessos – aventuras com livros russos e seus leitores", de Elif Batuman é uma divertida viagem pelas vidas e páginas dos grandes mestres escritores russos, mesclada com a vida da autora, que descobriu cedo a paixão pelas obras literárias do país.

Ao longo das páginas, Elif mergulha no misterioso sumiço de Isaac Babel, na falta de compreensão que teve ao ler "Meu primeiro ganso" e a segunda chance que deu para o autor, enquanto, em um sábado chuvoso, entre assar um bolo floresta negra e sentar para ler, ela descobriu a genialidade em "1920 Diary", também de Babel, e como podia relacioná-lo a pontos corriqueiros de sua vida. De Babel, ela passa a Pushkin, que escreveu sobre a Turquia melhor do que os turcos, para Tolstói, que viveu usando a mesma roupa por muito tempo, assim como Elif teve que ficar, quando sua mala foi perdida em uma viagem, até chegar em Tchekhov, com seu intenso "O monge negro" e Dostoiévski, com "Os demônios", sua obra mais enigmática e que inspirou o título do livro de Elif.

"E se você lesse 'Ilusões Perdidas' e, em vez de se mudar para Nova York, morar em um sótão, publicar a própria poesia com seus recursos, escrever resenhas de livros e ter casos amorosos – em vez de viver sua própria versão de 'Ilusões Perdidas', a fim de algum dia escrever o mesmo romance para a América do século XXI -, que tal se em vez disso você fosse para a casa de Balzac e para a propriedade de Madame Hanska e lesse cada palavra que ele tivesse escrito um dia, desencavasse até a última coisa possível a respeito dele – e depois começasse a escrever?”

"Os possessos – aventuras com livros russos e seus leitores" é uma instigante mistura de diário de viagem, biografia e crítica, com uma linguagem elegante e leve que traz a complicada literatura russa para mais perto do leitor. Elif consegue traçar um novo olhar sobre esses autores, buscando mostrar "o que o livro quer dizer realmente", como sua mãe lhe pedia, mas acima de tudo, a obra é um deleite para os apaixonados por literatura.


Ficha Técnica
Autor: Elif Batuman
Editora: Leya Brasil
Formato: 14x21cm
Páginas: 344
Preço sugerido: R$ 44,90

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br