Digite aqui o nome do livro para procurar

Livros que falam sobre Livros
| 18 de janeiro de 2012 às 9:00 AM

Revista: Livro - Coordenadores: : Plínio Martins Filho, Jerusa Pires Ferreira, Marisa Midori Deaecto e Sandra Reimão- Páginas: 208 - Preço Sugerido: R$ 30 - Editora: Ateliê Editorial -
Revista Livro 
Editada pelos professores Plinio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto, do Curso de Editoração da ECA-usP, a revista LIVRO nasceu do esforço coletivo de professores, pesquisadores e profissionais no sentido de materializar um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que têm na palavra impressa seu objeto principal. Talvez seja por esse motivo que LIVRO já demonstre desde o número de estreia a pretensão de cobrir, por meio de suas matérias, todo o “ciclo de vida da comunicação impressa”, para utilizarmos um termo caro ao historiador Robert Darnton.
Também a temática da Leitura perpassa toda a revista sob roupagens diversas. Encontra-se no artigo de Jerusa Pires Ferreira, “Leitura de Presença e de Ausência”, em que o ato mesmo de ler ganha novos sentidos, contornos e gestos; na seção Almanaque Do Livro, o bibliófilo e leitor Claudio Giordano revela mais do que meras curiosidades bibliográficas; em Acervo, seção aberta com o artigo de Walnice Nogueira Galvão, sobre as origens de uma biblioteca comunitária em São José do Paiaiá; e ainda nas intervenções e bricolagens do artista Hélio Cabral, que torna LIVRO objeto e expressão artística, como o leitor poderá conferir ao folhear toda a revista.
Assim, o projeto da revista LIVRO se delineia diante de uma série de desafios. O objetivo maior de LIVRO reside na valorização do suporte impresso diante das mudanças a que temos assistido no campo da produção editorial. Como bem demonstra o ensaio “O Futuro do Livro Impresso e as Editoras”, o advento do texto digital abriu novas possibilidades às velhas formas de transmissão da linguagem escrita e de conservação de seu registro, reforçando, contudo, a natureza mesma do livro impresso. (pelo jornalista João Luiz Marques, Ateliê Editorial).



Título: Almanaque do Livreiro -
Autor: Vários -
Páginas: 256 -
Preço Sugerido: livro não comercial – distribuído gratuitamente na 21ª Convenção da Nacional da ANL -
Edição: SuperPedido Tecmed -
Almanaque do Livreiro
O livro Almanaque do Livreiro traz uma coletânea de 60 artigos divididos em três partes: Reportagens, O Negócio do Livro e Ficções Livrescas. Os textos foram publicados inicialmente nos primeiros números da Revista Superpedido Tecmedd. O Almanaque toma emprestada a espinha dorsal da revista para reproduzir, em novo formato, esta nova publicação, que traz informação, opinião e entretenimento para o livreiro.
Em Reportagens, matérias que analisam temas presentes na Livraria, tais como consignação, merchandising, transporte, acervo, segurança e saldos, entre outros; a seção O Negócio do Livro, em que o consultor Aldo Bocchini Neto apresenta suas opiniões sobre o mercado e o ofício do livreiro; em Ficções Livrescas, uma reunião de contos e crônicas que passam dentro de uma livraria.




Título: Revista Gráfica – Arte Internacional
Autor: Oswaldo Mirand
Preço Sugerido: é distribuída para clientes da Posigraf, bibliotecas e universidades de todo o Brasil e América Latina.
Editora: Posigraf
Revista Gráfica – Arte Internacional
A mais antiga publicação de design do país, lançada na década de 1980, a Revista Gráfica reúne trabalhos de Millôr, Cau Gomez e Cássio Loredano. Premiada internacionalmente, a publicação, que é reconhecida e respeitada entre designers, ilustradores e cartunistas apresenta nesta edição colagens, artigos e um rico ensaio fotográfico. Para os apaixonados por arte editorial, a edição 73/74 da Revista está sendo lançada em formato duplo numa publicação que leva ao leitor arte em papel impresso.
O acabamento refinado, a diagramação ousada que explora fundamentos estéticos, e matérias ricas em informações, além de entrevistas e trabalhos dos maiores expoentes da área, garantem à revista premiações como o Art Directors Club (NY), o Biennial of BRNO, o CA Design Annuals e o Graphis. A revista reúne um time de artistas nacionais e internacionais das artes gráficas e, logo de início, presenteia o leitor com uma bela “luva” com gravura em colagem de Marcos Minini, premiado designer e diretor de arte paranaense. Outro destaque é a capa de Cau Gomez, um dos mais reverenciados cartunistas do país e embaixador do humor brasileiro na Europa. O caricaturista Cássio Loredano assina a contracapa. Um longo artigo, de 34 páginas, ganha a apresentação elegante e bem-humorada de Millôr Fernandes. A Revista Gráfica tem circulação trimestral.

"Livros que falam sobre Livros & Afins" é coluna fixa da Revista ANL - Associação Nacional de Livrarias. Confira a revista na íntegra clicando aqui.

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br