Digite aqui o nome do livro para procurar

Cortez - A Saga de um Sonhador - Trecho do Livro
| 1 de novembro de 2011 às 8:30 AM

Sinopse: A obra oferece aos leitores a possibilidade rara de ter acesso a dois olhares diferenciados sobre o personagem. Na primeira parte, a socióloga Teresa Sales faz uma abordagem sociológica da trajetória de Cortez desde o seu nascimento, no Sítio Santa Rita, na cidade de Currais Novos, sertão do Rio Grande do Norte, até sua expulsão da Marinha, após o Golpe de 64, quando Cortez contava 27 anos. Sales lança luzes sobre a ancestralidade do biografado por meio de rico levantamento dos aspectos históricos e geográficos da região de origem do editor, finalizando com depoimentos contundentes sobre as dificuldades vividas por Cortez e alguns de seus companheiros na Marinha dos anos 1950 e 1960.

Na segunda parte, é a vez da jornalista Goimar Dantas se debruçar sobre 45 anos de história, resgatando desde a chegada de Cortez a São Paulo, em janeiro de 1965, até 1º de março de 2010, data do evento comemorativo dos 30 anos da Editora fundada por ele. Com estilo mais jornalístico e coloquial, a autora imprime às inúmeras aventuras, sucessos e fracassos do protagonista em doses generosas de humor e drama, sempre com o ritmo condizente à vida cinematográfica levada pelo editor na capital paulista.

Importante destacar que o leitor pode optar por uma leitura não linear da obra, na medida em que ela se divide em dois momentos distintos da existência do biografado: sua vida no sertão e na Marinha e sua trajetória em São Paulo. “Afinal, a história de José Xavier Cortez, segundo ele próprio, tem três momentos bem demarcados no tempo: o período da infância e adolescência, no Sítio Santa Rita e imediações rurais do sertão do Seridó; o período da Marinha e seu engajamento na luta dos marinheiros; e o período como empresário, já em São Paulo, que vai se forjando desde a ‘expulsão’ da Marinha até sua gradativa ascensão como editor e livreiro, iniciada durante seus estudos no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, quando Cortez vendia livros nos corredores da Universidade”, descreve Teresa Sales.

Ficha Técnica
Livro: Cortez – A saga de um sonhador
Autoras: Teresa Sales e Goimar Dantas
Edição: Cortez Editora
Nº de pág: 352
Preço sugerido: R$ 29,90










 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br