Digite aqui o nome do livro para procurar

Livros que falam sobre Livros & Afins
| 15 de agosto de 2011 às 2:44 PM

Título: A questão dos Livros -
Autor: Robert Darnton -
Editora: Companhia das Letras -
A QUESTÃO DOS LIVROS
por Elizomar Aves da Silva*
Devo confessar que fazia parte sim de um grupo de leitores preocupado com o futuro do livro. Mas, ao ler o livro A questão dos livros, uma obra fascinante e completa, que é capaz envolver todos os que o leem, cheguei à conclusão de que não devo ter essa preocupação. Ler já é hábito rotineiro na minha vida, e devo isso ao contato que tenho todos os dias com os livros, pois sou um privilegiado por trabalhar em uma livraria.

Esta obra foi escrita por Robert Darnton, que se graduou em história em Oxford. Foi professor de história europeia na Universidade de Princeton. Fundador do programa Gutenberg-e, atualmente é professor da Universidade Carl H. Pforzheimer e diretor da Biblioteca da Universidade Harvard. Darnton faz uma análise a respeito do futuro do livro, com o intuito de esclarecer aos amantes da leitura que o livro não será extinto do mundo, como muitos já pensam e anunciam há um bom tempo. Ele discute também o poder de mercado que o Google tem e que já conquistou em tão pouco tempo, com a digitalização de títulos considerados obras protegidas pelo domínio publico. Segundo dados, o Google Books digitalizou até 2009 mais de 10 milhões de livros, o que equivale a dez vezes mais que a produção anual de títulos em todo o mundo.

O livro é fascinante pela forma simples com que ele trata da questão do livro e da leitura.

Para Darnton, “a invenção da escrita foi uma das maiores conquistas civilizatórias da história da humanidade”. Ele afirma ainda que o fato é que a nossa era digital está revolucionando a paisagem cultural e todo o sistema de troca de informações.

O livro estará no futuro, não importa a tecnologia. E é com essa certeza que nós, amantes da leitura , devemos continuar a nossa luta por aquilo que há de melhor.



*Graduando em Ciência da Informação e trabalha com vendas na Livraria Cortez.


ESTANTE

Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: LeYa

A menina que não sabia ler

O livro de John Harding narra o mundo fantástico da pequena Florence que, em segredo, aprende a ler, devora livros e conta sua história. A protagonista da trama – ambientada na nova Inglaterra do século XIX – precisa usar toda sua inteligência para proteger o irmão mais novo e preservar seu mundo secreto. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão e passa a devorar os livros em segredo.

Porém, existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?



Título: Não contem com o fim do livro
Autor: Umberto Eco e Jean-Claude Carrière
Editora: Record
Não contem com o fim do livro
Do papiro ao arquivo eletrônico, Umberto Eco e Jean-Claude Carrière atravessam 5 mil anos de história do Livro em uma discussão erudita e bem-humorada, sábia e subjetiva, dialética e anedótica, curiosa e de bom gosto. Na conversa entre os autores, intermediada pelo jornalista Jean-Philippe de Tonnac, a intenção não é apenas entender as transformações anunciadas pela adoção do Livro eletrônico, mas dar início a um debate instigante e atual a partir da premissa de que e a história dos livros e o amor a eles os salvarão do desaparecimento. Os autores se divertem mostrando como o Livro atravessou a história da humanidade, para o melhor e às vezes para o pior — Eco reuniu uma coleção de livros raríssimos sobre o erro humano, na medida em que, para ele, eles condicionam toda tentativa de fundar uma teoria da verdade. Diante do desafio representado pela digitalização universal dos escritos e da adoção das novas ferramentas de leitura eletrônica, essa evocação de venturas e desventuras do Livro permite relativizar as mudanças que estão por vir. Homenagem divertida a Gutenberg, essas conversas irão arrebatar todos os leitores e apaixonados pelo objeto Livro. E Não é impossível que também alimentem a nostalgia dos detentores de e-books.




"Livros que falam sobre Livros & Afins" é coluna fixa da Revista ANL - Associação Nacional de Livrarias. Confira a revista na íntegra clicando aqui.

 

Copyright © 2010 O Primeiro Capítulo & Outros Textos... - Gustavo A. B. | Modified version of Picture Line Design by Dzignine
Direitos Reservados - capitulo@mgacomunica.com.br